Vamos falar de Planejamento de Logística?

Leia Mais:

É de conhecimento das empresas a importância que o Setor de Logística possui atualmente, principalmente no que diz respeito ao processo produtivo, seja para o recebimento de matéria-prima ou para carga do produto para distribuição.

Portanto, não vale de nada ter ótimos funcionários, ter um produto de qualidade, grande busca popular com um preço competitivo, se na hora de entregar o produto ao cliente sua empresa não “dar conta” do serviço ou faz de forma desorganizada, pois seu negócio não se sustentará.
Por isso, é importante que além de estruturar um bom processo de comunicação e alinhamento entre todos os setores da empresa, também é necessário que se faça um bom planejamento logístico, para que ele aconteça de forma estratégica e otimizada.
Esse planejamento exige algumas definições, como:
Definir objetivos e metas;
Pensar e ajustar todas as possíveis variáveis;
Desenvolver e reunir os recursos (humanos, tecnológicos, etc.) que sejam mais adequados para alcançar todas as metas pré-estabelecidas;
Definir os melhores métodos de avaliação – constantemente – dos resultados;
Estruturar um gerenciamento de riscos, para que todas as possibilidades do processo logístico sejam pensadas com diferentes alternativas.
As empresas precisam encarar o transporte e a logística como um grande diferencial competitivo, o que fará com que alcancem melhores resultados junto aos públicos estratégicos como, fornecedores, clientes, distribuição, entre outros.
Divisão simplificada do setor logístico:
Para facilitar o planejamento logístico, recomenda-se que divida a logística em 3 partes – igualmente importantes – que são:
Logística de entrada (inbound): processo de movimentação da matéria-prima no fornecedor até o recebimento interno para o início da produção;
Logística interna: recebimento de matéria-prima, e também, todos os fluxos e movimentações realizados dentro da empresa;
Logística externa (outound): transporte dos produtos acabados para clientes finais e intermediários, garantindo prazos, qualidade, etc.
Principais erros que se cometem no planejamento logístico:
Ignorar questões ambientais e de sustentabilidade;
Não investir em tecnologia;
Não acreditar na capacitação ativa dos colaboradores;
Não realizar avaliação e mensuração de resultados;
Manter falhas de comunicação entre setores;
Não realizar gestão de risco;
Não realizar gestão de estoque;
Mau planejamento de rotas de entrega;
Não considerar a opinião do cliente.
Invista em uma logística planejada e moderna e perceba como seu processo produtivo terá resultados melhores, principalmente junto aos públicos estratégicos da empresa.

Compartilhe este post:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

Descomplique seu processo

acelere sua logística

Na Antecippe, você pode fazer a cotação de nossos serviços, de forma muito prática e rápida. Clique no link abaixo e confira!

SE INSCREVA A BAIXO PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Antecippe 2019 © | Todos os direitos reservados  |  Desenvolvido pela C3dweb